A EB BATERIAS          MARCAS          DICAS TÉCNICAS          COMO CHEGAR          FALE CONOSCO

Dicas Técnicas

Inspeção visual:
Verifique o estado de conservação externa da bateria, se ela está bem fixada ao veículo, e se há algum sinal de vazamento de eletrólito (ácido da bateria).

Visor de teste:
Verifique o estado do visor de teste.
Carregada: se o visor estiver verde, prossiga com o teste.
Descarregada: se o visor estiver branco ou preto, é necessário recarregar a bateria antes de continuar com o teste.
Sobrecarga: se o visor estiver vermelho ou amarelo, é sinal de que a bateria foi danificada por excesso de carga, e deve ser substituída sem cobertura da garantia.

Tensão:
Verifique se a tensão é maior ou igual a 12,2V, antes de prosseguir com o teste. Caso negativo recarregue a bateria.

Alta descarga:
Aplique uma corrente de descarga, em Ampéres (A), correspondente à capacidade nominal da bateria, em Ah, durante 10 segundos, no máximo, e verifique o comportamento da tensão da bateria.

Bateria boa:
Uma bateria em bom estado apresentará tensão estável e, no máximo, 10% inferior à tensão de uma bateria nova permanecendo a carga em 9 no TB (Teste de Bateria).

Bateria descarregada:
Caso a queda de tensão apresentada seja superior aos 10% ou menor que 8 deve-se recarregar a bateria e só depois proceder ao teste de alta descarga.

Bateria desligada ou Isolada:
Se a tensão apresentada for zero e não passar corrente quando a bateria for ligada a um carregador, ou ainda passar corrente, mas provocando oscilação na corrente do carregador, a bateria está com ruptura da solda interna, caracterizando um defeito denominado “desligamento interno”.

Bateria em curto-circuito:
Caso a bateria apresente queda de tensão para um nível muito abaixo do que é permitido, ou apresente queda de tensão constante durante os 10 segundos da descarga, a bateria estará com um elemento em curto-circuito. Ao final da descarga, o voltímetro deverá retornar para uma leitura em torno de 10 v, caracterizando o defeito e assim a bateria não segura carga.

Se o visor de teste permanecer preto após a recarga da bateria, pode haver curto-circuito no elemento onde está o visor. Proceda ao teste de alta descarga para confirmar o diagnóstico.



EB Baterias
Av. Oliveira Paiva, 1941A
Cid. dos Funcionários, Fortaleza/CE
Contatos: 85 3271 1693 / 85 3271 3774

by D2NET